Como a colaboração entre escolas de pequeno porte pode ajudar na captação e retenção de alunos?

A pandemia trouxe inúmeras mudanças em vários setores, se tornando mais latente nos setores econômicos, educacionais e de saúde. Dentro desse contexto, a educação vem sendo afetada por meio da evasão, da exclusão escolar,da inadimplência e da queda de natalidade. Nesse sentindo, as escolas passam por uma instabilidade na continuidade de estudantes nas instituições.

Contudo, mesmo em tempos de crise existem sempre oportunidades. Uma delas, trata-se da colaboração. Logo, em períodos pandêmicos, ela torna-se extremamente importante, pois faz com que empresas trabalhem juntas, reduzam a carga de trabalho e custo, solucione problemas e inovem.

É nesse sentindo que na atualidade há maior necessidade das escolas em aplicar estratégias de captação e retenção de alunos.Então, por que não se unir a outras escolas que passam pelo mesmo problema, para juntas criarem estratégias para superar essa fase?

É nesse ponto que a colaboração entre pequenas escolas entra em cena. Para tanto, existem algumas empresas de marketing que têm feito a ponte entre instituições de ensino, como é o caso da Onlike, que visa te ajudar com o marketing digital a captar e reter mais alunos na sua escola. Para tanto, é necessário a colaboração entre as instituições de pequeno porte.Com isso não entenda que você irá se associar a escolas rivais. A Onlike seleciona para você umaescola também de pequeno porte e que não faze parte da mesma região.

Os benefícios da colaboração entre escolas

                Nesse sentido, a captação e retenção de alunos por meio da colaboração entre escolas são processos essenciais para a manutenção das instituições de ensino, visto que o primeiro é responsável por aumentar o volume de alunos, e o segundo por manter esse volume.

                Sendo assim, dentro do contexto de escolas de pequeno porte, essa colaboração traz inúmeros benefícios. Dentre eles estão:

  • Redução de custos em mídias digitais:a colaboração funciona como um consórcio, onde é pago um valor mensal fixo por todas as escolas associadas para terem acesso a conteúdos digitais de qualidade que são adaptáveis a sua realidade. Logo, você terá acesso a posts, textos, vídeos, websites, que podem ser replicados. Sendo assim, você não terá nenhum custo adicionar, e, assim, é possível reduzir custos.
  • Compartilhamento: outro ponto benéfico da colaboraçãoentre escolas é a possibilidade de compartilhamento de experiências e práticas no processo de captação e retenção de alunos.
  • Criação de um laboratório de marketing escolar: é preciso valorizar aquilo que dá certo. Por esse motivo, se faz necessário testar as principais técnicas de marketing digital a fim de descobrir aquelas que mais se adequam ao seu nicho. Pensando nisso, os laboratórios de marketing são uma ótima formar de testar imagens, copys, visando sempre se adaptar as tendências das redes.
  • Criação de um ecossistema de inovação: para deixar os professores sempre atualizados com as inovações educacionais, o sistema de ensino sempre oferece formações. É nesse sentido, que as empresas que colaboram entre si se embasam e desenvolvem ambientes de aprendizado, onde é possível descobrir novas habilidades, e de quebra desenvolver inovações. Dessa forma, todos os envolvidos possuem a mesma chance de participar do processo de captação e retenção de alunos.

Conclusão

                O processo de colaboração já faz parte do meio educacional, seja para fortalecer e melhorar o ensino, ou seja para fortalecer as instituições em si. Mas a necessidade atual é da colaboração para captação e retenção de alunos.

                Por mais que essa cooperação já exista, mantê-la organizada é uma tarefa difícil, que requer de intermediadores para tornar esse processo mais simples. Nesse sentindo, que empresas como a Onlike trabalham, fazendo a ponte entre escolas, e fazendo as mesmas crescerem juntas.

                Se você também está precisando de um empurrãozinho no crescimento da sua escola, e acredita que a colaboração é a chave do sucesso, então vem se unir a equipe Onlike.

 

 

 

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter

Deixe um comentário

Siga-nos

Últimas do Blog

Assine nossa Newsletter